Novidades no Comperj

A Odebrecht assumiu a parte da Delta no consórcio responsável pelas obras do Comperj. De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Mobiliária de São Gonçalo e Itaboraí (Sinticom), Luiz Augusto Rodriguez, todos os 452 empregados da obra demitidos pelo consórcio formado por Delta, TKK Engenharia e Consultoria Projectus, serão absorvidos pela Odebrecht. Os outros 400 empregados, que prestavam serviços administrativos e não são filiados ao sindicato, estão negociando separadamente com a empresa. Paralelo a isso, a Petrobras prorrogou, até o dia 15 de junho, as inscrições para cursos gratuitos na área de construção civil.

Com investimentos de R$ 16 bilhões, o Comperj terá capacidade para processar 165 mil barris de petróleo por dia e será formado por uma refinaria e unidades geradoras de produtos petroquímicos de primeira geração, como propeno, butadieno, benzeno, entre outros.

O Sinticom luta agora para que os empregados da obra recebam tudo a que têm direito na rescisão dos contratos com o consórcio. Segundo Rodriguez, direitos trabalhistas, como o FGTS, foram pagos, mas o consórcio deixou de pagar parte dos direitos salariais dos empregados, o que deverá ser feito pela Petrobras.”Houve uma reunião com a Petrobras e foi estipulado que o sindicato entraria com uma ação e a Justiça iria liberar o pagamento através de alvarás”, disse Rodriguez.

Ainda segundo ele, após a saída do consórcio e o fim da greve de maio, as obras seguem sem problemas e em ritmo acelerado. A previsão inicial era que o Comperj entrasse em operação neste ano, mas as greves e chuvas intensas adiaram a inauguração para setembro de 2014.

 

Ainda sobre o Comperj

A Petrobras prorrogou, até o dia 15 de junho, as inscrições para cursos gratuitos na área de construção civil ministrados pelo SENAI. São 900 vagas para os cursos de armador, carpinteiro, eletricista, pedreiro e pintor. Desse total, 600 cursos serão realizados em São Gonçalo, 100 em Niterói, 100 em Maricá e 100 em Cachoeiras de Macacu.

A participação nos cursos não garante emprego aos alunos, porém auxilia na capacitação e inserção no mercado de trabalho. Essa ação faz parte do Plano de Qualificação do Centro de Integração do Comperj, que tem como objetivo capacitar e qualificar a população para as obras do polo e auxiliar no desenvolvimento das vocações locais.

As provas serão realizadas no dia 23 de junho e o resultado sairá em três de julho. Para se inscrever, o candidato deve levar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Os interessados podem se dirigir ao Senai de São Gonçalo (Rua Doutor Nilo Peçanha 134, Rodo), de Niterói (Rua General Castrioto 460, Barreto), ou na Secretaria de Promoção Social e Trabalho de Cachoeiras de Macacu e a Secretaria de Educação de Maricá.

Deixe seu comentário

Agenda

abril 2014
S T Q Q S S D
« out    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930